07 fevereiro, 2019

Acontecendo, Brumadinho

SECRETARIO DE MINERAÇÃO DE PARAUAPEBAS VAI A BRASILIA









 por Paulo, EXCLUSIVAMIDIA



O SECRETARIA DE MINERAÇÃO, Sr. Flavio Veras, viajou a Brasília dia 06 de fevereiro para participar da cerimonia de posse da nova diretoria da Agencia Nacional de Mineração. Na oportunidade conversou sobre temas de grande interesse do município de Parauapebas, sendo analisado cuidadosamente a situação de todas as barragens da VALE na cidade.

Reuniu-se com Dr. Vitor Hugo, Diretor Geral da Agencia de Mineração, e no Ministério das Minas e Energia, com a Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Em todas esses encontros, objetivou-se a cobrança de mais efetividade na fiscalização relacionadas as barragens especialmente as localizadas na região do Parauapebas, todas as 13 barragens que circundam a cidade.

Também o Sr. Flavio Veras foi em busca de alternativas futuras para que se possa evitar novas tragédias como a de Brumadinho.

- “o que posso adiantar, diz o Secretário, é que muita coisa está sendo tentada nesses encontros, e todas as opiniões estão sendo levadas em consideração”.




No centro do furação que se abateu sobre a indústria da mineração com a tragédia de Brumadinho, o Sr. Flávio Veras aceitou convite e foi a cerimônia de posse da nova diretoria da AGENCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO, antigo DNPM.  Junto a autoridades e prefeitos de todo o Brasil, discutiu a questão em tela, a segurança das barragens das mineradoras e a situação especial de Parauapebas e região.

Nessa ocasião Flavio Veras propôs uma maior integração entre a união, estado e municípios na questão do controle, fiscalização e acompanhamento das atividades minerais nos municípios. Muitas das decisões de Brasília ou Belem, não chegam aos municípios, onde se tem a atividade mineral. 

- Precisamos capacitar pessoas nos municípios mineradores, para que elas possam fazer esse acompanhamento. Quando se detectar alguma anomalia ou alguma coisa errada, a AGENCIA NACIONAL DE MINERAÇÃO terá condições de forma imediata de fazer seu trabalho. 

Essa agencia substituta do DNPM, não tem ainda a quantidade de técnicos necessários a execução dos serviços que a planta mineral do Brasil exige, com a participação dos municípios se tornará possível uma atenção mais próxima.

Nessa ocasião, o secretario protocolou documento solicitando vistoria federal nas barragens de Parauapebas, tendo como resposta o compromisso de que ainda nesse semestre, será enviada comitiva para se reunir e discutir o problema e apontar soluções com toda a sociedade civil organizada, OAB, CMS, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros.

Com o objetivo da visita encaminhada a percepção de Flavio Veras é que muita coisa está sendo discutida e decidida e que, apartir de Brumadinho, se coloca um marco na gestão dos riscos da atividade mineral nos municípios. Percebe-se a decisão e o desejo de todos nesse momento em Brasília. Segundo o governo central esse acidente não ficara impune e nem será esquecido. Se comprometem a fazer tudo ao alcance e além para se evitar novas tragédias. Flavio finaliza alertando que os municípios são o centro do processo e é o cenário das tragédias que se sucedem à morte de pessoas e a morte das atividades econômica e sociais da localidade.