21 maio, 2018

Uma via econômica e social


AINDA O TERCEIRO SETOR E PARAUAPEBAS







SOMOS a capital do minério, a capital do PIB, a capital das flores, etc e tal. E somos a capital das ONGs! Disso ninguém duvida, temos centenas ou talvez milhares de entidades do Terceiro Setor instaladas na nossa cidade.  Nosso escritório conta com cerca de duzentas entidades cujos “proprietários sumiram”, deixaram de cumprir as obrigações ou simplesmente perderam o interesse. Apenas entidades. Imaginem o número de empresas abandonadas...

Demonstra essa realidade que é fácil a criação de uma entidade. O difícil é manter essa instituição, pagar cartório e mensalmente contador. As ONGS nascem por ideal, sem planejamento, sem nada. Comprometem-se CPF a troco de nada, não temos uma sociedade de interação, preocupada com o bem estar do próximo. As entidades não elegem vereadores, eles preferem comprar votos ao conquista-los, apesar de ter vereador que mantem escritórios de contabilidade para ajudar a abrir ONGS, nem imaginam ou compreendem o custo de mantê-las funcionando de verdade.

Agora com o repasse de verbas ficou a malandragem de financiar ONGS com nosso dinheiro, da mesma forma de sempre, ONGS que não vingarão após o repasse, não tem planejamento estratégico, plano de negócios ou finalidade, não tem o essencial – recursos humanos capacitados para se levar ao fim a proposição original.

Temos excelentes exemplos de entidades do Terceiro Setor funcionando e trazendo excelentes resultados em Parauapebas, treinando pessoas, revelando campeões, mantendo necessitados, construindo com crianças especiais um futuro melhor. 

Mas precisamos levar a sério o potencial dessas entidades. Precisamos de um amplo debate sobre como se pode estruturar pessoal e encaminhar recursos para uma aplicação de alto nível no potencial democrático, financeiro e social dessas entidades. Há boas pessoas e há capacitação local, precisamos debater e ajustar que futuro queremos.

Acredito que uma entidade local deva se habilitar a administrar parques, hospitais, escolas, banco popular, agricultura familiar e uma serie de bens e serviços que podem ser gerenciados e administrados por essas entidades. Precisamos de coragem e de gente.

A EXCLUSIVA CONSULTORIA tem investido nessa capacitação e temos diversificados projetos de transformação dessas entidades em produtos ativos e participantes, com prestação de contas claras e repasses legais para o desenvolvimento do seu trabalho.



NOSSOS PRODUTOS E SERVIÇOS FAZEM TODA A DIFERENÇA PARA SUA EMPRESA, ENTIDADE OU CIDADE. FALE CONOSCO!





03 maio, 2018

Uma janela de oportunidades


UMA SAIDA PELO TERCEIRO SETOR










Vivemos numa cidade em que os negócios tradicionais estagnaram com a crise de 2012. O comercio está paralisado, as contratações apenas para os indicados e olhe la. Não vemos saída, não há lideranças ou negociações em andamento. Todas as apostas estão feitas sobre a paralisia, a acomodação e vamos esperar para ver no que da.

As empresas estão endividadas e sem obras. O comercio esta apinhado de mercadores e não vende. Os preços continuam lá em cima mesmo porque o frete é caro, os empresários não sabem qual seu custo e para não se arriscar tascam 200% em cima de tudo. E não vende, porque a internet e seus preços globais empata tudo.

E o desemprego estrutural, acabando com todos os vestígios de civilidade, fazendo uma cidade violenta se tornar ainda mais violenta. É uma situação de deus nos acuda.
Mas vemos movimento e reconciliação


As entidades do terceiro setor estão se tornando as provedoras: de recursos e trabalho para seus associados e para seus beneficiados. Nessas enchentes ele movimentaram milhares de reais, pedindo ajuda, buscando ajuda e distribuindo ajuda, apoiando a Guarda Municipal, dando comida, roupas e remédios de forma mais barata e rápido do que os governos.

O terceiro setor se movimenta com agilidade, tem o apoio desinteressado das massas e da classe média com sua capacidade de mobilização e mobilidade. 



Agora no final de semana o terceiro setor realizou na cidade o Zonal Norte x Nordeste de Karate Interestilos, foi um sucesso. Muita gente, atletas, outras associações, praticamente nenhuma empresa. Todos ali, fazendo acontecer uma grande festa onde circula recursos muito melhor aplicados do que se fossem gastos pelo governo. Ou com os sobrepreços das empresas.

O terceiro setor é uma saída viável para incrementar negócios e iniciativas de geração de emprego e renda.

Somos especialistas em terceiro setor. Em elaboração de projetos e aplicação de recursos. Parauapebas vive a dinâmica do terceiro setor.






Nossos produtos e serviços fazem toda a diferença para sua empresa, entidade ou cidade. Fale conosco!